terça-feira, 3 de novembro de 2009

Caxias cria polo tecnológico para abrigar empresas incubadoras




Confirmando sua liderança em termos de geração de empregos na mais recente pesquisa do Ministério do Trabalho referente ao mês de agosto – onde a cidade aparece em 2º lugar no estado (5.644 admissões) –, a Prefeitura de Duque de Caxias criou o Pólo de Tecnologia em Desenvolvimento para Sistemas Móveis, que vai funcionar na Secretaria Municipal de Educação (SME). Essas incubadoras universitárias se instalarão na cidade com o compromisso de aproveitar os trabalhadores locais e gerar mais impostos para o município. Das 49 empresas inscritas, 11 já deram entrada na documentação para se estabelecer na cidade. A expectativa é de que sejam gerados mais de mil empregos diretos e indiretos, quando todas estiverem instaladas em Duque de Caxias.


Todas as empresas do pólo são oriundas de incubadoras universitárias como a UFRJ, PUC/RJ e o Cefet e vão trabalhar produzindo softwares para celulares. Os empresários têm idades que variam de 25 a 30 anos e formação técnica das mais respeitadas universidades do país. Cada um dos empreendedores deve contratar pelo menos quatro trabalhadores, se comprometendo, também, em contribuir para que eles tenham prioridades em cursos de capacitação para melhorar o desempenho profissional.

Para o subsecretário de Educação, José Augusto Macedo Barros, a expectativa é de que sejam lançados produtos novos a cada quinze dias, gerando mais impostos ao município. “É uma iniciativa que tem como objetivo gerar empregos e recursos, aproveitando a mão de obra formada pelos cursos tecnológicos existentes na cidade”, observou José Augusto responsável pelo polo, acrescentando que a iniciativa foi elogiada pela deputada federal Andreia Zito, que é membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

Um novo softwere, o Rede SMS, que ainda está em fase de testes, poderá ser usado pela própria Secretaria de Educação, ainda segundo o subsecretário, para enviar mensagens simultâneas para pais de alunos, professores e estudantes. “O uso do torpedo tem baixo custo, no máximo R$ 0,08, muito mais barato que uma ligação telefônica, pois não cobram tributo, o que o torna muito mais atraente”, concluiu José Augusto.

22/09/2009

0 comentários:

  © DPW Designer by Daniel Alves 2009

Back to TOP